top of page

O chef dos perfumes

fragrant chef

O chef de cozinha que entende de perfumes

"O amor é o perfume das almas."

    - Dom Hélder Câmara

 

   O amor pela gastronomia e sua arte culinária são, de fato, “o perfume da alma” do Chef Leandro Ricardo, que acabou encontrando no universo dos perfumes a sua segunda paixão. Desde muito novo, ele já sentia uma forte ligação com a arte da perfumaria, chegando a colecionar matérias e propagandas de revistas antigas como seu portfólio pessoal de conhecimento. Por prazer, ele buscava saber cada vez mais sobre as histórias, origens e curiosidades que rondavam o mundo dos perfumes. Aos 12 anos de idade Leandro ganhou o seu primeiro perfume importado, um Obsession, de Calvin Klein. E depois desse dia, algo nele se acendeu. Como um aroma delicado que nos envolve e traz a certeza do saber a respeito de quem somos.  

 

Alguns anos depois, quando começou a trabalhar na cozinha de um certo restaurante, o Chef Leandro notou a existência de uma bela loja de perfumes, bem próxima dali. Passava por ela todos os dias, observando de longe e se perguntando o porquê de não conseguir entrar. Era a timidez que o segurava, secretamente. Mas não por muito tempo. Quando a curiosidade finalmente superou esse obstáculo, o Chef decidiu se permitir a conhecer aquela grande Variette de perfumes que se escondiam lá. Demonstrando um interesse sincero na cultura dos perfumes, Leandro chamou a atenção das vendedoras, que faziam questão de lhe oferecer diferentes aromas para contemplar. Desde então, todos os dias antes do trabalho Leandro visitava a Variette e descobria um novo tipo de perfume. Mas o que ele não imaginava eram as surpresas que viriam ao anoitecer, no restaurante.

O Chef dos Perfumes

 

Leandro conta que durante a noite, havia um forte movimento de clientes e que muitos deles costumavam ir até a cozinha, cumprimentar a proprietária, que estava sempre por lá. E durante essas visitas, Leandro notou que alguns clientes traziam consigo alguma coisa familiar, o cheiro dos perfumes que havia provado de tarde. E isso fez com que o chef se permitisse brincar de adivinhar, pelo cheiro, qual perfume os visitantes estavam usando, mas sem contar pra ninguém. Estava tudo na sua cabeça. E foi assim que ele desenvolveu, pouco a pouco, sua memória olfativa.

 

Certo dia, já confiante de suas habilidades, ele perguntou a uma cliente se ela estava usando certo perfume e ela, espantada, respondeu que sim. Desde esse dia, Leandro passou a fazer dessa habilidade um excitante desafio: adivinhar os perfumes que passeavam pelo ar daquela cozinha. E quanto mais acertava, mais admiradores ele conquistava. Até o ponto em que os clientes começaram a chamá-lo em suas mesas, tanto para fazer os  pedidos, quanto para acertar os perfumes. “Ah, esse aqui é o chef dos perfumes”, diziam. E foi assim que sua fama se espalhou: Leandro Ricardo, “O Chef dos Perfumes”.

 

O caso "Blond, de Versace"

Certa noite uma madame muito rica visitou o restaurante, recém-chegada de Nova York, a mulher ostentava uma postura séria e elegante. “Você conhece o Chef dos Perfumes?” Perguntaram a ela. “Ele conhece o cheiro de todos os perfumes e consegue adivinhar qualquer um!”. Diante dessa afirmativa, a elegante senhora mandou que chamassem Leandro, pois era impossível que ele soubesse o nome do seu perfume, importado, lançamento, que ela acabara de adquirir. Quando Leandro chegou, logo foi colocado à prova,  mas advertiu “Se eu não tiver acesso ainda a esse perfume, não vou saber. Mas se eu já tiver tido acesso.. Eu vou saber.” E sendo assim ele se aproximou para sentir o cheiro do perfume e no mesmo instante, ele já sabia qual era. Mas com receio de errar, novamente ele cheirou aquele aroma e por fim declarou “Você está usando Blond, de Versace”. A mulher ficou chocada com a descrição detalhada que Leandro fez a respeito do perfume, do seu frasco, da sua história e até mesmo da singela homenagem que aquele floral trazia em sua essência.

 

E de adivinhação em adivinhação, o chef que era conhecido pelos pratos saborosos e pelo nariz treinado, fez muitas amizades. Os clientes traziam vários perfumes de presente para o chef, que chegou a fazer uma incrível coleção, com centenas de frascos. Sua fama chegou até os portais de comunicação, rendendo a Leandro o lugar de colunista no portal NE10, na antiga coluna “aroma”. Há quem diga que perfumes e gastronomia não deveriam andar juntos, pois são artes diferentes demais. Porém, o Chef Leandro Ricardo acredita que os perfumes são essenciais na sua relação com a gastronomia. Quando ele se encontra em meio a bloqueios criativos ou algum tipo frustração, costuma buscar os perfumes e sentir seu cheiro. Pouco a pouco ele descobre as notas do perfume, viaja em seu odor e então sua mente se clareia, e as ideas vem, como se ele abrisse portas para outros universos.   

@Fragrantchef

 

Atualmente Leandro mantém um instagram dedicado exclusivamente ao seu amor pelos perfumes, onde ele posta fotos, resenhas, dicas e fala sobre tudo que lhe agrada, ou não, no ambiente das fragrâncias. Ele não se considera um especialista técnico, apesar do vasto conhecimento na área. Mas ele tem os perfumes como uma paixão. Quando conhecidos e amigos viajam, sempre pedem sua opinião a respeito de qual perfume comprar, onde encontrar as melhores fragrâncias, como saber qual perfume lhe cai bem. Confiam nos seus sentidos. O Chef Leandro Ricardo se tornou um influenciador, tanto no meio social, como no meio digital. Sempre em busca de novos perfumes, de novos aromas e de novas descobertas olfativas.  O @Fragrantchef tem como objetivo trazer até você as melhores experiências sobre o mundo dos perfumes, proporcionando conteúdos de qualidade, com um toque especial do Chef Leandro Ricardo.

Conheça o @fragrantchef clicando aqui

bottom of page