top of page

Natura entrevista o Chef Leandro Ricardo a respeito da sua ligação com perfumes e gastronomia

Recentemente o Chef Leandro Ricardo foi entrevistado pela Natura a respeito da sua história como grande apreciador de perfumes e chef de cozinha. Veja no que deu! ;)


Foto: Cléo Santana


1 - Qual a sua relação com cosméticos e qual o link que você faz com a gastronomia? [Leandro Ricardo]: A minha relação com os cosméticos é da mesma época que a dos perfumes... Anos 90. Comecei a pesquisar e ir as feiras especializadas. Recentemente resolvi pesquisar os princípios ativos de cosméticos fitoterápicos e descobri que poderia criar pratos a partir desse mote. Se faz bem o uso tópico, porque não haveria de ser melhor se consumidos com regularidade ?

2 - Como você já materializou esta junção em eventos, jantares, degustações etc? [Leandro Ricardo]: Nos perfumes a minha relação é mais profunda e o conhecimento vasto... Consigo distinguir até 1000 perfumes diferentes. Então, dessa forma, já criei há 20 anos atrás um salmão inspirado nas notas de um perfume de Claude Montana “Eau Cuivré” (molho de laranja,canela e gengibre). Estou fazendo ateliês gourmet na Aliança francesa, em que tomo como premissa a cor (O primeiro “Rouge Passion” ), e mostro a todos que a cor tem cheiro ,sabor e texturas... Num dos momentos da experiência plurisensorial eu apago as luzes e faço todos perceberem o que estão comendo através de metáforas coloridas e olfativas... Borrifo perfumes que tem o cheiro da cor tema. Enfim ,sempre me inspiro em ingredientes e composições de grandes perfumistas. E dessa forma, muita vezes, essas receitas olfativas se tornam receitas da maioria dos meus pratos. O meu olfato é minha arma mais potente, sei quando um molho está desequilibrado apenas pelo cheiro.

3 - Fala-se muito sobre texturas e sabores na composição de uma receita, mas, ainda neste âmbito, quais os aromas devem estar presentes de modo a despertar o apetite do comensal?

[Leandro Ricardo]: Da mesma forma que um perfume normalmente é construído numa pirâmide olfativa, com notas de cabeça, coração e fundo. A comida deve ter essa mesma sequência. A primeira sensação ou o primeiro prato, tem de ser leve, refrescante e normalmente para se despertar esse apetite,a romas e sabores cítricos e herbáceos, despertam. No momento seguinte ou prato principal, fazendo alusão as notas de coração e fundo, que são o corpo e alma do perfume. O prato pode ter notas frutadas mais pungentes (frutas vermelhas) e/ou ter notas especiadas (pimentas, noz moscada ,ou misturas como os currys ou ras al ranoût ).

4 - No Navegador, onde vc começou, os clientes lhe abordavam constantemente com perguntas sobre perfumes, fale sobre esta experiência. [Leandro Ricardo]: Saía da cozinha esbaforido e quando achava que o cliente queria alguma sugestão pra jantar, na maioria da vezes era para “adivinhar” o novo perfume da mulher dele, ou de alguma convidada... E sempre acertava. Aí eles falavam: Tá vendo, não disse que ele sabe todos os perfumes ?! Agora vamos falar de comida, o quê que eu como Leandro ? E eu devolvia: o que veio pensando em comer ? Nessa época cheguei a ter 500 perfumes, quase todos presentes de quando viajavam e sempre me pediam sugestão de lançamentos. Traziam amostras, livros, tudo! E dessa forma, aumenta mais minha expertise.

5 - Qual cheiro lhe faz salivar?

[Leandro Ricardo]: Na comida salgada, os insuperáveis alho com cebola dourando. Mas nos doces, a sensualidade da baunilha num creme pasteleiro bem feito ,me deixa feliz !

bottom of page