top of page

Um breve desabafo: Leandro Ricardo

Há algum tempo o Chef Leandro Ricardo fez um desabafo a respeito de suas habilidades, tanto para a cozinha, quanto em outras modalidades. Um homem sensível, de mente criativa e coração cativante mostra seus sentimentos e pensamentos sobre sua própria vida, trabalho e obras. Vamos deixar que ele se apresente, novamente. Pois a cada apresentação, um novo Leandro surge, complementando o anterior. O que já era conhecido, se torna inédito novamente. Aprecie esse texto como quem ouve uma história, pois a vida é cheia delas.


Foto: Cléo santana


"Gente, queria explicar uma coisa... Desde os 16 anos, vivo e respiro gastronomia. Trabalho nesse métier, conquistei o respeito e admiração dos que trabalham na área, e dos clientes, amigos, etc. Me enxergaram. Anna Luíza (in memoriam) me enxergou... Me colocou na cozinha de "O navegador" e eu me expressei da melhor forma possível. Outras pessoas como Lélia Lopes, Anastácio Borges do Garrafeira, entre outros. Conchita Brennand, foi a primeira pessoa que me deu força para continuar acreditando que eu era um artista. Teresa Maria Brennand Também. Então, me tornei o que sou. Mas antes de tudo, de qualquer coisa, eu nasci com uma sensibilidade além do normal. Não tenho culpa... Dons? Deus me deu de sobra. Às vezes isso se torna um fado pesado! Porque tenho um olfato além do normal e me tornei expert em perfumes. Porque tenho ouvido, gosto e entendo de música boa. Porque escrevo direito e às vezes, escrevo muito bem. Porque entendo de moda. Porque desenho muito bem desde criança e pinto sem pretensões. Parece auto-afirmação, mas não é. É um desabafo! Então, o que fazer com tudo isso? Jogar fora? Exercer minha plenitude? Eis a grande charada!! Que culpa tenho eu, de ter descoberto e exercitado tudo que nasceu comigo? Nenhuma! Então posso ser tudo aquilo que sou. A única coisa que tenho feito é apenas assumir o que sempre fui. Me lembro perfeitamente quando apresentei meus desenhos de várias épocas a Juliano Dubeux Arquitetos Associados e ele não acreditou muito. Acredito que achou algo de pulverizado.. Fragmentado... Mas ele me indicou Edson Menezes para me dar aula. Não por nada, mas não cheguei a ter aula de pintura com PoPó. Novamente peguei meus desenhos e mostrei a uma assumidade, Sr Carlos Trevi... E ele percebeu que eu escrevia nos desenhos. Então, pimba! Na mosca acertou e me apresentou Badida Campos... Que me deu coragem para mostrar ainda mais o que tenho dentro de mim. E desde então, tenho me feito Chef/artista/poeta/perfumista e qualquer coisa mais... É muito louco. Porém, nada é excludente... E muita gente acha que comecei agora. Estou me aperfeiçoando... E todo mundo diz: Não sabia que você era também isso ou aquilo. Até já entendo a surpresa. Muita vezes, feliz de quem me descobre de novo. Porque é tão interessante você se metamorfosear. Ruim é se perder. E cada dia me acho, mais certo do que sou. Muito prazer, sou Leandro Ricardo."

bottom of page