top of page

Nutricionista dá dicas de como aproveitar as festas sem sair da dieta


Peru, tender, bacalhau, queijo do reino, panetone e bolos são apenas algumas das várias delicias que enchem a mesa das festas de fim de ano. Só de pensar nisso tudo, não há alimentação saudável que seja mantida. No entanto, o segredo para manter-se nas medidas é fazer escolhas certas, e isso torna possível manter o equilíbrio e assim não ganhar gordura corporal e peso durante as comemorações. “Dieta nada mais é que manter o hábito de se alimentar saudável. Dessa forma, substituir alguns pratos e ingredientes por outros mais saudáveis, com menos teor de gordura e carboidratos refinados, é o primeiro passo para uma ceia fit”, afirma a nutricionista do centro de emagrecimento e estética, Emagresee, Fernanda Araujo.

De acordo com Fernanda, o importante é não manter o foco na comida, mas sim na ocasião e no que faz bem para o corpo. “O encontro e a confraternização com os amigos devem ser o grande mote dos eventos do final de ano. No entanto, na hora da escolha dos pratos, evite petiscos como embutidos, salgadinhos preparados com farinha branca, frituras e açúcares refinados. Neste caso prefira alimentos mais naturais como castanhas, nozes, amêndoas, ameixas frescas, pêssegos, damascos secos e morangos”, indica.

Na hora do prato principal, a nutricionista recomenda dar preferência aos acompanhamentos mais leves. “A ideia é degustar os pratos, mas sem exageros. Caso a comida seja feita em casa, é possível substituir alguns ingredientes como a farofa, que quando feita com a farinha de castanha ou de sementes, fica mais saudável”, afirma. Um possível vilão das festas são as bebidas alcoólicas, para quem não dispensa, o ideal é dar preferência às destiladas e evitar os exageros. “O brinde pode ser feito com uma ou duas taças de vinho ou champagne. Na hora da sobremesa, invista em sementes oleaginosas, como as castanhas e nozes, e nas frutas. Aproveite as da época como figo, lichia, cereja, nectarina, morangos e ameixa”, finaliza.

Fonte: Carol Dias

bottom of page